Imagem via @mykie_ (GlamAndGore)
Zumbi
n.m.
1. Ser ou existência fantástica que, segundo a fé popular, passeia pelas habitações em busca de carne animal e/ou humana;
2. fig. Sujeito que só sai de casa durante a noite;
3. hist. Referente ao chefe do quilombo dos Palmares.
(Etm. do quimbundo: nzúmbi)
Popularizado em 1968 pelo filme "A Noite dos Mortos-Vivos", o zumbi, desde então, jamais largou o nosso imaginário. Embora sua causa mais conhecida seja a mutação através de vírus, no passado associava-se o regresso dos mortos ao sobrenatural: acreditava-se que pessoas comuns saíam de seus túmulos através da prática de vodu, comandados por grandes feiticeiros.
Com as diferentes crenças e a evolução da tecnologia, o conceito de zumbi se alargou e esticou às diferentes possibilidades: seja por acidentes virais, magia ou arma biológica, os mortos-vivos chegaram para ficar na ficção científica, garantindo alguns momentos de diversão e horror para todos os gostos.
TIPOS DE ZUMBIS
Sobrenatural
Temos, enquanto humanos, medo do que não conhecemos. Isso é um fato muito pouco contestável. Por não sabermos do que o desconhecido pode ser capaz, criamos nossos próprios monstros, antecipando uma realidade que tem tudo para ser fatal. A arte também foi atrás desta receita: cinema, literatura, TV e games reúnem um acervo numeroso de ameaças semivivas prontas para nos aniquilar.
A Morta-Viva foi um dos primeiros filmes de zumbi, lançado em 1943, com a direção de Jacques Tourneur. A narrativa conta a história de uma mulher que sofria diversos problemas em uma cidade, onde os moradores, adeptos da magia negra, tinham o poder de reanimar um corpo morto.
Já no jogo eletrônico e sua adaptação para o cinema, House of the Dead, de 2003, os semimortos são trazidos de volta graças a um padre banido da Igreja e seu soro milagroso, que transforma cadáveres em seres vivos novamente que precisam comer partes do corpo humano para sobreviver.
Seguindo por este conceito, há no Haiti a crença de que, em 1937, uma mulher -- reconhecida pela família como Felicia Felix-Mentor -- que havia sido morta e enterrada em 1907, estava de volta à aldeia com as mesmas feições que tinha ao morrer, aos 29 anos. Acredita-se que os supostos parentes estavam sob efeito de drogas, fato que nunca foi comprovado.
Nesta categoria incluem-se os casos de ordem demoníaca, bruxaria, maldição ou qualquer outra causa oriunda do misticismo.
Exemplos:
- A Morta-Viva
- House of the Dead
- Epopeia de Gilgamesh
- Pavor da Cidade dos Zumbis
- REC
Viral
Mortes por doenças são, com exceção de guerras nucleares, as formas mais prováveis de extinção da raça humana da Terra. Epidemias já dizimaram uma boa parcela da população no passado e, de vez em quando, aparecem novos vírus exterminadores em potencial. Não é à toa que a ficção adora este tipo de mutação!
O Zumbi Genérico é uma das categorias mais exploradas pela arte. Seja por laboratório ou natural, um acidente viral é um tema recorrente na ficção científica. Predominantemente lentos, guiados por som ou cheiro de sangue, o primeiro estágio da transformação após a morte é característica básica de um acidente natural.
Em Resident Evil, adaptação para o cinema do game homônimo, um vírus produzido por laboratório é liberado acidentalmente em uma das instalações da companhia responsável pelos experimentos, a Umbrella Corporation, contaminando centenas de funcionários. Quando o micro-organismo escapa do subsolo, a extinção e a guerra por sobrevivência e controle de armas biológicas ganha proporções catastróficas.
Reboot, no entanto -- livro lançado no Brasil em 2015, da autora norte-americana Amy Tintera --, é uma releitura curiosa do esteriótipo de morto-vivo. Neste universo, um vírus desconhecido devastou grande parte da população do planeta e os seres humanos mortos começaram a retornar à vida. O tempo que cada pessoa permanecesse morta significava o índice de humanidade que ainda restava dentro dela: quanto mais tempo morto, menos humano um Reboot -- como eram chamados aqueles que voltavam -- seria. Estes zumbis, embora a autora jamais tenha utilizado esta palavra, eram mais fortes e habilidosos que os seres humanos, sendo escravizados pela CRAH (uma entidade responsável pela guarda e repovoação dos Estados Unidos) para garantir o equilíbrio.
Nesta categoria estão as mutações causadas por vírus de qualquer origem, tanto natural, sintética ou alien.
Exemplos:
- Resident Evil
- Reboot
- Guerra Mundial Z
- ZNation
- Os Últimos Dias em Marte
- Buck Wild
- Left 4 Dead
Parasita
Frágeis demais, nossos corpos sucumbem facilmente a quase todos os tipos de parasitas que resolvam nos tomar como hospedeiros.
Todo mundo já ouviu histórias sobre fungos que enlouquecem formigas ou nematóides que fazem grilos virar zumbis, mas gostamos que pensar que temos controle sobre nossos próprios corpos. A ficção científica, por outro lado, aproveitou estas e outras histórias para trazer os mortos de volta à vida.
No jogo The Last of Us, um fungo conhecido como Cordyceps reanima os cadáveres em um ambiente pós-apocalíptico do ano de 2033.
Nesta categoria se enquadram os casos de fungos, vermes, formas de vida alienígenas, entre outros.
Exemplos:
- Resident Evil 4 (game)
- Noite dos Arrepios
- The Last of Us
Químico
Embora não seja um campo muito explorado, ainda há registros de zumbis criados através de drogas químicas, seus efeitos colaterais ou lixo tóxico.
Reanimados por vilões ou acidentalmente, estes mortos-vivos são altamente contagiosos, podendo em alguns casos transmitir sua doença sem necessariamente tocar a vítima.
Exemplos:
- Planeta Terror
- A Volta dos Mortos-Vivos
- Tokyo Zombie
Radioativo e/ou Elétrico
O cinema antigo adorava se inspirar em radiação para explicar suas criaturas. Talvez por conta dos assombros que tal energia trouxe para a raça humana, sustentar um apocalipse guiado por suas forças não é exatamente uma falácia tão remota.
A eletricidade, por outro lado, é utilizada na medicina para reanimar corpos em estado fatal e já foi muito explorada na área mental. Seus encantos vão além do campo da realidade e resgatam, na arte, monstros correlatos com a igual capacidade de fascinar e assustar que ultrapassam décadas.
Nesta categoria estão as criações por radiação, eletricidade, magnetismo alienígena, entre outros.
Exemplos:
- A Noite dos Mortos-Vivos
- Madrugada dos Mortos
- Terra dos Mortos
- Night of the Comet
- O Expresso do Horror
Faltou alguma categoria que você acredita que deveria estar na lista? Conte para a gente!
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